Otorrinolaringologia

(Atendimentos: Particular e Convênios)

A Otorrinolaringologia é a especialidade médica que cuida dos problemas relacionados ao ouvido, nariz e garganta. Cabe ao médico otorrinolaringologista realizar o diagnóstico destes problemas e instituir o tratamento adequado.

A consulta otorrinolaringológica compreende em um diálogo inicial, entre o médico e o paciente, para esclarecer a história da doença que motivou a consulta. A seguir, nesta avaliação é realizado o exame otorrinolaringológico, neste exame o médico otorrino utiliza equipamentos especiais, algumas vezes com recursos endoscópicos, para examinar tanto o ouvido quanto o nariz e a garganta.

Cada uma das três partes da Otorrinoaringologia evoluiu nos últimos anos, como sub-especialidades. A Otologia, relacionada aos ouvidos, cuida dos problemas inflamatórios e infecciosos dos ouvidos: as “otites” de modo geral; cuida também dos distúrbios da audição, como a perda da audição e o zumbido.

Dentro da Otorrinolaringologia temos também a Otoneurologia que é a sub-especialidade da otorrino encarregada do equilíbrio: labirintites de forma geral.

A Rinologia, relacionada ao nariz, cuida dos distúrbios respiratórios das vias aéreas superiores, aí estão incluídos as “rinites”e “sinusites” tão frequentes nos tempos atuais.

A Laringologia, relacionada a garganta, é a sub-especialidade que diagnostica e trata dos problemas inflamatórios e infecciosos da faringe e laringe (“faringites” e “laringites”) assim como dos problemas relacionados a voz.

Diversas doenças se manifestam nessa região tratada pelo otorrino. Dependendo da doença o tratamento pode ser clínico ou cirúrgico.

Diversas doenças são tratadas pela otorrinolaringologista, entre elas:

• Alterações das pregas vocais
  • Adenoide
  • Amidalite
  • Desvio de septo
  • Surdez
  • Distúrbios da deglutição
  • Labirintite
  • Distúrbios do sono (apneia)
  • Faringite
  • Otite
  • Paralisia facial