Psiquiatria

A psiquiatria é a especialidade médica responsável por lidar com o adoecimento da saúde mental (T. ansiosos, alimentares, de humor, psicóticos e outros). O psiquiatra atua identificando as alterações da química cerebral responsáveis pelos sintomas do paciente e busca corrigi-las utilizando-se de medicações e psicoeducação. A Psiquiatria está para a saúde mental assim como, por exemplo, a ginecologia está para a saúde da mulher: prevenindo, diagnosticando, tratando e reabilitando o paciente.

O retorno à saúde mental depende de um conjunto de fatores, dos quais a medicação psiquiátrica é apenas um deles, inclui-se também: acompanhamento psicológico, alimentação saudável, atividade física regular, avaliações médicas de rotina, não fumar e evitar bebidas alcoólicas.

Qual a diferença entre o Psiquiatra e o Psicólogo?

O psiquiatra é um médico com especialização em psiquiatria e, como médico, ele atua identificando os transtornos da química cerebral responsáveis pelos sintomas do paciente e, busca corrigir esses sintomas utilizando-se de medicações.

Já o psicólogo tem bacharelado em psicologia, não tem a formação médica e portanto, não pode prescrever medicações. Ele atua analisando as relações do paciente com o mundo e consigo mesmo, tentando compreender o que levou o paciente a ter os sintomas depressivos ou ansiosos e busca, junto com o paciente, formas deste lidar com os problemas causadores dos sintomas.

Em regra, as consultas de psicologia ocorrem uma vez por semana ou a cada quinze dias, para que se obtenha os resultados desejados; ao passo que as de psiquiatria podem ser mais espaçadas (mensal, trimensal...) dependendo de cada caso.