Higiene do Sono

Dormir é fundamental e vital ao ser humano! Enquanto dormimos, nosso organismo trabalha ativamente para a reposição de energia ao corpo, fortalecimento do sistema imunológico, regulação hormonal, consolidação da memória, entre outras.

A privação crônica de sono acarreta sérios problemas ao organismo, desde baixo rendimento nas atividades diárias, falta de concentração, acidentes de trânsito e no trabalho, até múltiplos problemas de saúde (risco de hipertensão, diabetes, doenças coronarianas, acidente vascular cerebral, câncer, depressão.).

A higiene do sono é um método utilizado para a reeducação de hábitos (ex.: exercício, dieta, uso de substâncias) e comportamentos (ex.: luz, barulho, temperatura, ambiente) necessários para um boa noite de sono. Por exemplo:

I. Tenha horários regulares para dormir e acordar (inclusive nos finais de semana)

II. Use a cama apenas para dormir e ter sua intimidade sexual.

III. Evite permanecer na cama se não estiver conseguindo dormir. Caso você não durma em mais ou menos 30 minutos após ter se deitado, levante-se e vá para outro
cômodo da casa fazer algo “chato ou relaxante” até sentir sono. O propósito de sair da cama é evitar que você fique rolando de um lado para o outro, tentando forçar um sono que não virá devido a ansiedade que está sendo gerada. É importante fazer com que você associe cama com sono e tranquilidade e não com ansiedade. Não fique conferindo o relógio pois isso também lhe causará ansiedade e agravará a insônia.

IV. Repita o item III quantas vezes for necessário se permanecer com dificuldades para adormecer ou caso acorde no meio da noite e perca o sono.

V. Levante-se sempre no mesmo horário, independente da hora que conseguiu pegar no sono. Isto ajudará seu corpo a adquirir um ritmo regular de sono.

VI. Evite cochilos durante o dia. O único horário permitido é logo após o almoço e no máximo por 30 minutos.

VII. Não faça uso de cafeína, nicotina e álcool próximo ao horário de dormir durma durante o dia.

VIII. Pratique atividade física preferencialmente pela manhã ou até 03 horas antes de dormir.