Qualidade de Vida no Trabalho

A saúde mental e qualidade de vida no trabalho tem sido um tema muito estudado nos últimos anos, isto porque ao mesmo tempo que o trabalho nos proporciona satisfação ao desenvolver habilidades, alcançar objetivos, interagir com outras pessoas, fazer parte de uma "tribo", organizar nossos dias (férias, tempo livre) e obter nosso sustento; ele também pode nos proporcionar stress negativo com o excesso de cobranças, competitividade excessiva e desentendimentos na equipe, baixa remuneração, ambientes insalubres.

Para que o trabalho não seja uma fonte de baixa qualidade de vida e adoecimento, segundo a ABQV (associação Brasileira de Qualidade de vida), é essencial escolhermos uma atividade que atenda às nossas necessidades de interesse e se caso isso não for possível por conta de circunstâncias pessoais ou financeiras, é muito importante que o trabalhador tente melhorar sua qualidade de vida no trabalho, focando sua atenção nos componentes positivos do seu trabalho, mesmo que eles sejam mínimos. A mudança de mentalidade para se concentrar nos benefícios do seu trabalho é capaz de melhorar a sua qualidade de vida nele.

Outras Sugestões práticas para aliviar as tensões do dia-a-dia do trabalho são:

I. Respire fundo e solte o ar devagarzinho;

II. Fique em pé e movimente-se um pouco;

III. Se for possível, vá até o banheiro, lave o rosto e molhe a nuca;

IV. Beba água e alimente-se adequadamente;

V. Se espreguice, faça movimentos com as pernas, os braços, levando o sangue a fluir;

VI. No ambiente de trabalho, procure planejar e ser organizado, aprenda a colocr limites, trabalhe em equipe, saiba delegar tarefas e lidar com as adversidades.