Técnicas de Relaxamento e de Respiração

As técnicas de relaxamento têm como objetivo promover o descanso muscular, a redução da atividade mental, o controle da ansiedade e assim reestabelecer a homeostase corporal, gerando uma sensação de bem-estar e equilíbrio. Há várias formas de relaxamento, desde técnicas mais tradicionais de meditação, yoga, respiração diafragmática, relaxamento muscular progressivo, às mais modernas tais como biofeedback e visualização.

  • Técnica da Respiração Diafragmática:

A respiração tem uma relação muito próxima com a ansiedade. Em momentos de muito estresse, tendemos a respirar de forma rápida, curta e ofegante, fenômeno é conhecido como hiperventilação. A hiperventilação é responsável por diminuir o teor de CO2 dissolvido no sangue e assim ocasionar sintomas físicos muito semelhantes ao da própria ansiedade: sensação de estar flutuando, tontura, desmaios, dores no peito, dormência nos dedos e em volta da boca, taquicardia, sensação de falta de ar, fraqueza, dentre outros.

Desta forma, a utilização da técnica da Respiração Diafragmática melhora o padrão de respiração, acalma a mente e controla a ansiedade. Ela pode ser feita da seguinte forma:

  1.  Em uma posição confortável (sentado ou deitado), coloque uma das mãos sobre o abdômen, logo acima do umbigo e a outra mão sobre o tórax;
  2.  Inspire pelo nariz, inflando o abdômen e solte o ar bem devagar murchando o abdômen;
  3.  Inspire contando até três e solte o ar contando até seis. O importante é soltar o ar mais devagar do que quando o puxa;
  4.  Relaxe e permita‐se experimentar a sensação de tranqüilidade.